Peças Teatrais Infantis. Ideal para líderes de ministério infantil.



                 
                    
9541550_orig.jpg

O que é que você procura em uma peça teatral infantil? Está tudo aqui. Você quer mensagens sólidas baseadas na Bíblia? Elas estão aqui também – abordando temas importantes, tais como perdão, escolhas de divertimento, e como ser um cristão na escola.​


Consta no CD 30 scripts em arquivo DOC e PDF




Confira o nome das peças e qual assunto/tema.


O LIVRO DE JOE
Tópico/Assunto: Porque acontecem coisas ruins.

AS ANOTAÇÕES DE CLIFF
Assunto: Trapaças.

SEM PISTA/SEM INDÍCIO/SEM VESTÍGIO
Assunto: A criação de Deus.

A COLEÇÃO
Assunto: Dar algo a alguém.

CONFORTO E ALEGRIA
Assunto: Natal.

A COBERTURA
Assunto: Sendo um cristão na escola.

AVANÇAR RAPIDAMENTE
Assunto: Paciência.

O MAIOR OU O MELHOR?
Assunto: Servindo aos outros.

ENORMES BATIDAS
Assunto: Medo.

AUTO ESTRADA PARA O CÉU
Assunto: Como chegar ao céu.

SOZINHOS EM CASA
Assunto: Obedecendo aos pais

EU NÃO GOSTO DA ESCOLA DOMINICAL
Assunto: Porque a igreja é importante

NO ESCURO
Assunto: Fé

SÃO SOMENTE PALAVRAS
Assunto: Oração

CAVALEIROS DA MESA QUADRADA
Assunto: Preconceito

O REI MENTIROSO
Assunto: Dizendo a verdade

ALGUÉM QUE TEM TUDO
Assunto: Como Deus é

O TRABALHADOR MILAGROSO
Assunto: O poder de Deus

A ARCA DE NINGUÉM (A arca de Noé)
Assunto: Seguindo as instruções de Deus

A CASA DO VELHO COELHO
Assunto: Páscoa

CÉU
Assunto: Como é o céu

GRITANDO A SORTE
Assunto: Vigiando suas palavras

TAREFAS NAS ESTRELAS (Star Wars)
Assunto: Escutando a prudência/o bom senso

A ESPADA DE PERFURAR
Assunto: Praticando o que você prega

ESTÓRIA INVEROSSÍMIL
Assunto: Autoestima

PASSATEMPO TRIVIAL
Assunto: Aprendendo a Palavra de Deus

OS DOIS PORQUINHOS
Assunto: Perdão

A REFEIÇÃO INFELIZ
Assunto: Alegria

REALIDADE VIRTUAL
Assunto: Cuidando do seu corpo

CARTAZES DE AVISO
As escolhas de entretenimentos
                       
                       
Ministério Infantil - Leia com atenção!

É certo que as peças são uma grande ideia. Elas tornam o aprendizado ativo e visual. Elas constroem relacionamentos entre crianças e adultos para trabalharem juntos. 

Elas animam as reuniões com humor ao mesmo tempo em que levam para casa pontos importantes.Mas somente se os seus atores puderem atuar.Se o seu ministério de crianças é como a maioria – ou seja, se as suas crianças não são estrelas de cinema e os seus professores não são todos candidatos a ganhar o prêmio do “Oscar” – a sua experiência com as peças podem não significar nada sobre o que escrever ao chegar em casa. Se o seu grupo é “teatralmente desafinado”, você pode achar que está evitando as peças ou se apoiando inteiramente em shows de fantoches enlatados ou pré-gravados.

O seu dilema será:
Devo conservar no palco as crianças e ajudantes menos habilidosos e fazê-los se sentirem esquecidos?
Ou devo usar todos e ficar oscilando entre esforços ineficazes e embaraçantes?

Felizmente, existe uma terceira opção. É o “Ministério de Peças infantis Imediatas para Crianças”

Divertimento autêntico, verdades autênticas - para crianças autênticas, reais e verdadeiras.

Cada roteiro foi preparado tendo em mente crianças e ajudantes verdadeiros. Ao invés de discursos longos e palavras grandes, você encontrará diálogo fácil de ler o que ajuda as crianças a participarem também. 

E para lhe dar uma maior flexibilidade, cada peça pode ser executada com atores vivos, fantoches/marionetes ou uma combinação de ambos.


    Fantoche teatro evangélico
      Você pode utilizar fantoches e personagens vivos

O melhor de tudo é que o os textos mostram aos seus atores e aos seus fantoches como é a melhor maneira possível de se ler os textos e o melhor significado (entonação) de cada linha. Cada simples feição com seu símbolo de expressão facial tem o objetivo de instantaneamente mostrar as crianças e aos adultos como colocar o sentimento correto em cada linha.

O resultado disto? Textos - peças que constroem confiança. Peças que permitem a você escalar quase todas as pessoas que queiram participar. Peças que cortam os erros ao mínimo de maneira que não se perde a mensagem. Peças que cada criança na platéia pode entender – e recordar a história depois.


                   

Confira as dicas para o seu ministério infantil

                  


                                              
  
                                               Como utilizar os textos?


Utilize o esses textos - peças em qualquer um dos programas de crianças – escola dominical, culto das crianças, reunião da sociedade, escola bíblica de férias – sempre que você quiser reforçar um assunto de maneira leve, engraçada e memorável. Com cada roteiro você encontrará versículos bíblicos para serem lidos, outros assuntos relacionados, idéias facilmente estabelecidas, opções de marionetes/fantoches, perguntas para serem discutidas, e “toques” extras que você pode acrescentar se assim o desejar. Na verdade, você encontrará tanta coisa, que poderá tornar cada peça em um encontro feito unicamente para este fim, se assim o desejar.

Quando você fizer as ponderações, lembre-se que a variedade e a interação ajudam a tornar a discussão mais agradável. Use grupos grandes, grupos pequenos, pares e trios. Tente escrever perguntas em bolas de pingue pongue arremessando-as para os grupos (espécie de sorteio). Peça para que as crianças respondam através de uma pequena peça teatral como estivessem jogando charadas. As possibilidades são inúmeras!
Uma grande peça pode se tornar uma das suas ferramentas mais afiadas – se ela der resultado. Aqui reside a sua chance em obter maior poder desses textos - peças e colocá-lo dentro do coração de suas crianças.


Consta no CD 30 scripts em arquivo DOC e PDF



E depois da peça?

O trabalho com Crianças não termina quando a peça termina você pode tirar proveito das perguntas para serem discutidas que se encontram no final do texto em “Falar sobre o Assunto”, para ajudar suas crianças a entenderem tudo completamente e aplicar verdades importantes aprendidas nas apresentações.


Olha que fantástico....IMPORTANTE!




Exemplo 1


PARA CONVERSAR DEPOIS DA PEÇA...


Veja um exemplo da peça "Passatempo Trivial" em que o assunto é "Aprendendo a Palavra de Deus".



1) Quais outros três assuntos – além dos versículos bíblicos que você já memorizou? Como você conseguiu fazer isto?


2) Porque para algumas crianças é mais interessante um show na TV do que a leitura da Bíblia?


3) Além de ganhar prêmios, qual é uma boa razão para se memorizar os versículos bíblicos?


4) Saber um versículo bíblico já ajudou alguém que você conheça em alguma situação difícil? Se a resposta for sim, conte-nos como?


OUTROS ASSUNTOS QUE PODEM SER ABORDADOS:

A importância da Bíblia.

Entretenimento.

Prioridades.

Exemplo 2


PARA CONVERSAR DEPOIS DA PEÇA...


Veja um exemplo da peça "O maior ou o melhor?" em que o assunto é "Servindo aos outros".


1) De que outras maneiras Sam e Max poderiam tentar provar que eles são os maiores?


2) Quem é “o maior/melhor” na sua escola? Porquê?


3) O que deixaria você mais cansado: cortar a sua própria grama ou cortar a grama do jardim de uma pessoa mais velha que não consiga fazer isto?


4) Você acha que servir aos outros é mais difícil do que servir a si próprio? Porquê?


5) Como estas pessoas têm sido um “servo” para você: um amigo? Alguém que você tem visto muito pouco? Seus pais? Jesus?


6) Como você poderia seguir o exemplo destas pessoas?


OUTROS ASSUNTOS QUE PODEM SER ABORDADOS:

Humildade.

Egoísmo.

Competição.